Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Apolinário, Maximiano GabrielTipo de Entidade:Pessoa SingularOutras Formas do Nome:Apolinário, MaximianoHistória:Maximiano Gabriel Apolinário possuía o curso de engenharia eletrotécnica do Instituto de Montefiore, que funcionava na Universidade de Liége. Era membro da Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, e depois da Ordem dos Engenheiros, e publicou vários artigos sobre eletricidade na Revista de Obras Públicas e Minas e na Revista da Ordem dos Engenheiros. Quando foi criado o Instituto Superior Técnico foi nomeado professor da disciplina de Eletrotecnia geral e construções e da disciplina de Instalações industriais.
Em 1902 esteve presente na génese da Companhia Eborense de Electricidade, e publicou o primeiro estudo estatístico de cariz sistemático sobre a produção da energia elétrica em Portugal, e em 1923 está presente no lançamento dos Congressos Nacionais de Electricidade.
Apolinário é um exemplo dos engenheiros portugueses que tendo feito a sua formação na área da engenharia eletrotécnica no estrangeiro esteve ligado à criação de redes de eletricidade em Portugal. MATOS, Ana Cardoso de, 2006 - Les ingénieurs et la création des réseaux de gaz et d’électricité au Portugal : transferts et adoption de technologies (1850-1920) in Michèle Merger (dir), « Les transferts technologiques en Méditerranée », Paris, PUPS, p. 185-205.
Funções, Ocupações e Actividades:EngenheiroRegras e/ou Convenções:ISADData de Criação:2008-04-15