Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Coleção José de Matos-Cruz
Data de Produção Inicial:
1917
Data de Produção Final:
2015-11-16
Nível de Descrição:
Colecção
Quantidade de Unidades de Instalação:
Quantidade:
155
Tipo:
Cx.
Nome do Produtor e História Administrativa/Biográfica:
Nome do Produtor:
Matos-Cruz, José de
História Administrativa:
José de Matos-Cruz nasceu em Mortágua em 1947-02-09. Em 1973 licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Dedicou-se à poesia desde o início da década de 1960, conquistando o Prémio Nacional Jovem, em 1968. Publicou diversos livros de prosoética (prosa poética), escrevendo, ainda, sobre banda desenhada em jornais e edições da especialidade, o que lhe valeu o Prémio Simão, em 1992. Fundou e dirigiu várias revistas, coordenando os "Quadradinhos" do jornal "A Capital", de 1983 a 2004 e colaborando no "Diário de Notícias", desde 1986. A partir de meados da década de 1960 começou, também, a escrever sobre cinema, no seguimento da sua atividade cineclubística, tornando-se, a partir de 1995, consultor da série "História do Cinema Português", produção da Acetato para a Radiotelevisão Portuguesa. Dedicando-se à investigação sobre o cinema nacional e coordenando vários catálogos, assumiu na Cinemateca Portuguesa a responsabilidade pela filmografia portuguesa. Em 2000 passou a desempenhar funções enquanto professor convidado da Escola Superior de Teatro e Cinema, para lecionar a disciplina "Estudo de Casos de Produção". Em 2002, foi autor da rubrica "Cinema Português", do Centro Virtual Camões, organismo do Instituto Camões. Dedicou-se, ainda, ao ensino da História do Cinema, na licenciatura em Cinema, Televisão e Cinema Publicitário da Universidade Moderna
História Custodial e Arquivística:
A coleção foi doada pelo Sr. Dr. José de Matos-Cruz à Câmara Municipal de Cascais, encontrando-se disponível para consulta por marcação prévia através do e-mail ou telefone da Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana
Âmbito e Conteúdo:
A coleção comporta documentos sobre a história do cinema, da televisão e do teatro em Portugal, recolhidos para a produção de textos, que também se conservam parcialmente. O fundo é constituído por 8 secções ativas, definidas pelo colecionador: Obra (Textos do autor, Imaginário e Documentos para apoio à edição - 1978-2010), Imagem fixa (1917-2002), Imagem animada (Película e Legendas de filmes - 1927-2009), Objetos (1980), Correspondência recebida (1981-2003); Textos sobre o autor e a obra (1981-1985); O Cinema Português (1996-1998) e Temas, Personalidades e Instituições (1960-2009). Consulta por marcação prévia através do e-mail ou telefone da Biblioteca de S. Domingos de Rana.
Tradição documental:
Original
Sistema de Organização:
Critério Temático
Condições de Reprodução:
Constantes no regulamento interno (art. 17.º)
Notas:
Equacionando que a coleção se encontra em construção, não se identificam as Datas de Produção Inicial e Final de alguns dos níveis. Cota do fundo: H3. A coleção encontra-se localizada no depósito da Adroana, à exceção da biblioteca privada de José de Matos Cruz, localizada na Biblioteca de S. Domingos de Rana.
Conteúdo Digital:
Cópia interna
Código de Referência:
PT/CMCSC-AHMCSC/AESP/CJMC
Registos adjacentes
CALM - Coleção Almarjão
CCM - Coleção Cartográfica do Município
CJMGN - Coleção José Manuel Geraldes Neto
CJSF - Coleção José Santos Fernandes
Adicionar à lista
Imprimir
Registos dependentes
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar a nossa política de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Aviso