Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Forma Autorizada do Nome:
Carvalho, Armindo Aires de
Tipo de Entidade:
Pessoa Singular
Outras Formas do Nome:
Carvalho, Aires de
Carvalho, Ayres de
Carvalho, Armindo Ayres de
História:
Armindo Ayres de Carvalho, professor, pintor e historiador de arte, foi Conservador do Palácio Nacional de Mafra, desde 1947, durante cerca de 20 anos.
Ayres de Carvalho nasceu no Porto, e com 18 anos entrou para a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa; a partir de 1934 já expõe várias obras, concluindo o curso de pintura no ano seguinte, tendo-se tornado de imediato professor do Ensino Técnico Profissional, ofício que desempenhou até 1947, a par da participação em várias exposições e concursos.
Em 1947 é nomeado conservador interino dos Palácios Nacionais, e especificamente Conservador do Palácio Nacional de Mafra.
Em 1960 publicou a sua obra de investigação mais notável, D. João V e a Arte do seu Tempo, em dois volumes editados pelo autor, trabalho que foi galardoado com o prémio José de Figueiredo da Academia Nacional de Belas-Artes, e também premiado pela Fundação Gulbenkian. O mesmo prémio José de Figueiredo da ANBA voltou a ser-lhe atribuído em 1971, agraciando o seu trabalho de investigação As Obras de Santa Engrácia e os Seus Artistas.
Alguns meses depois da abertura do Museu de Escultura Comparada foi transferido para a Ajuda, embora mantendo o cargo de conservador do Palácio Nacional de Mafra. Também no palácio da Ajuda desenvolveu um trabalho muito importante na reorganização das salas onde se acumulava espólio não classificado. De entre as suas várias publicações, registem-se os roteiros dos palácios de Mafra e da Ajuda, editados em 1972. Em 1980 foi eleito presidente da Academia Nacional de Belas Artes, cargo que exerceu até 1995.
Ligado à Academia de Belas Artes, da qual se tornará Académico efetivo em 1964 foi amigo de Diogo de Macedo, de Reynaldo dos Santos e de João Couto.
Em 18 de Julho de 1992 foi agraciado, pela Câmara Municipal de Mafra, com a Medalha de Honra do Município, numa cerimónia que decorreu na Casa da Cultura D. Pedro V, na Vila de Mafra
No dia 15 de Maio de 1997 faleceu, em Lisboa, com 86 anos de idade
Regras e/ou Convenções:
ISAAR (CPF)
Data de Criação:
2016-05-06
Registos adjacentes
- Clube Nacional de Ginástica
- Carvalho, João Oliveira
- Casa de Pedrógão Grande
- Castelli, Enrico
Adicionar à lista
Imprimir
Documentos associados
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar a nossa política de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Aviso