Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Forma Autorizada do Nome:
Branco, João de Freitas
Tipo de Entidade:
Pessoa Singular
História:
João de Freiras Branco, musicólogo e matemático, filho de Luís de Freitas Branco e de Maria Clara Dambert Filgueiras, nasceu em Lisboa a 10 de janeiro de 1922 e morreu em caxias a 17 de novembro de 1989.
Dedicou-se, desde criança ao estudo da música tendo tirado o curso do Conservatório Nacional. Em 1938 era crítico musical do jornal O Século. Em 1944 iniciou funções de assistente de programas musicais na Emissora Nacional, concluiu a Licenciatura em Ciências Matemáticas e participou no grupo de investigação matemática dirigido por Rui Luís Gomes. Em 1948 fez parte do grupo que fundou a Juventude Musical Portuguesa. Em 1956 criou o programa de rádio "O Gosto pela Música" na Emissora Nacional, que durou 29 anos sem interrupção.
Dos seus gostos pessoais, tornados públicos, podem - se referir o futebol e a paixão pelo meio rural que o levou a mudar-se, em 1957, para Caxias.
Publicou diversas obras na área musical, foi tradutor, prefaciador e escreveu inúmeros artigos. Acompanhou Stravinski enquanto este esteve em Lisboa com quem teve longas conversas. Conheceu pessoalmente outras figuras cimeiras da criação musical do século XX.
Em 1967 regeu um curso de História da Música na Exposição Mundial (Canadá) e também na Fundação Gulbenkian. Foi diretor do Teatro de São Carlos de 1970 a 1974.
A 10 de Julho de 1970 foi feito Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia pela Universidade Humboldt de Berlim. Entre 1974 e 1975 foi Diretor-geral dos Assuntos Culturais e Secretário de Estado da Cultura e Educação Permanente. Em 1985 regressou ao Teatro Nacional de São Carlos como Administrador-Diretor Artístico e da Produção, e em 1987 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito da Secretaria de Estado da Cultura. Segundo Jorge Calado, do Instituto Superior Técnico, "João de Freitas Branco foi sem dúvida o grande educador musical dos portugueses"
Regras e/ou Convenções:
ISAAR (CPF)
Data de Criação:
2016-04-21
Registos adjacentes
- Valadas, Edgar Correia Pires
- Amaral, Jerónimo de Mira
- Bourdon, Léon
- Brandão, António José
Adicionar à lista
Imprimir
Documentos associados
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar a nossa política de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Aviso