Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Bataillon, MarcelTipo de Entidade:Pessoa SingularOutras Formas do Nome:Bataillon, Marcel ÉdouardHistória:Marcel Édouard Bataillon nasceu em Dijon a 20 maio 1895 e morreu em Paris a 4 de junho de 1977. Era filho de Jean-Eugène Bataillon et de Marie-Henriette Wahl, era um hispanista francês, especialista em questões da espiritualidade na Espanha de século XVI e militante pacifista.
Iniciou os seus estudos em 1913 na École Normale Supérieur de Paris. Participou na 1ª Grande Guerra com o posto de Tenente, foi delegado da propaganda do Comitê Internacional dos Aliados em Espanha. Foi candidato pela Front Populaire nas eleições legislativas de Argel, em 1936.
Desde cedo se apaixonou pela Civilização hispânica, após pesquisas sobre os humanistas helenistas na Península e, em 1920, após admissão ao concurso de agregação de espanhol vai dar aulas na Universidade de Lisboa, Argel e na Sorbonne, onde dirige o instituto de Estudos Hispânicos. Faz o Doutoramento, em 1937, com a tese "Érasme et l’Espagne, recherches sur l’histoire spirituelle du XVIe siècle".
Foi preso pela Gestapo a 30 de junho de 194, enviado para o campo de Compiègne e solto a 22 de agosto.
A partir de 1945 é professor de línguas e literaturas da Península Ibérica e da América Latina, no Collège de France, professor convidado de inúmeros centros universitários e membro de diversas Academias.
Foi o primeiro Presidente da Société d’Hispanistes Français e segundo Presidente da Association International d’Hispanistes.
Foi administrador do Collège de France entre 1955 e 1965, e eleito membro da Académie des Inscriptions des Belles-Lettres em 1953
Regras e/ou Convenções:ISAAR (CPF)Data de Criação:2016-04-14