Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Bastos Ansart, ManuelTipo de Entidade:Pessoa SingularHistória:Manuel Bastos Ansart foi um médico espanhol. Ao longo de sua carreira obteve diferentes vários prémios, entre os quais eo Prêmio Virgili, distinção que se outorga aos cirurgiões mais eminentes de Espanha em memória do prestigioso cirurgião Pedro Virgili.
Filho de militar e professor de matemáticas da Academia Militar de Zaragoza. Estudou medicina na Faculdade de Medicina de Zaragoza, e recebeu diversos prêmios. Licenciou-se com honras no ano 1907. Posteriormente ingressou no Corpo de Previdência Militar e foi destinado Hospital Militar de Madrid. Fez o doutoramento em 1912 defendendo a tese Anatomía e mecânica da abóbada plantar e suas deformações e foi nomeado tenente médico e ajudante de laboratório na Clínica Quirúrgica
Em 1909 foi mobilizado voluntariamente para a Sublevação de Marrocos, onde foi ferido. Apesar disso, não abandonou seu posto e ganhou várias condecorações militares, como a Cruz do Mérito Militar Vermelha com aspa de ferido e a Cruz Vermelha Pensionada. Em 1910 regressou à península encarregando de um estudo de um novo medicamento, o Salvarsán. Graças a este estudo e aos seus relatórios foi premiado com a Cruz do Mérito Militar Branca.
Em 1913 ganhou o concurso para Professor Auxiliar de Patologia Cirúrgica da Faculdade de Medicina de Madrid. Trabalhou em diversos hospitais e em 1936 é transferido para San Sebastian. O doutor Manuel Bastos Ansart era uma autoridade internacional no tratamento de feridas de guerra. Criou o primeiro Instituto Ortopédico e de Reabilitação de Inválidos, era vice-presidente da Academia Medicoquirúrgica Espanhola e tinha fundado a Sociedade Espanhola de Cirurgia Ortopédica e Traumatología. Publicou numerosos artigos e livros sobre o tratamento das fraturas e de feridas por arma de fogo. Ao finalizar a guerra e depois da conversão do hospital em prisão, o doutor Bastos foi detido e condenado a 12 anos e em um dia de prisão por ajuda à rebelião.
Foi Sócio Correspondente da Real Academia de Medicina de Madrid, Membro da Real Academia de Medicina de Barcelona, Presidente do Patronato de Reeducação de Inválidos, Presidente do Comité Espanhol de Luta contra o Reumatismo, Sócio de Honra da Sociedade Alemã de Cirurgia e da de Cirurgia Ortopédica, Sócio Correspondente do Royal College of Surgeons da Inglaterra, Doutor Honoris Causa da Universidade de Chicago e de todas as Universidades Argentinas, Sócio de Honra da Societé de Chirurgie de Lyon e Sócio de Honra da Academia de Ciências Médicas de Lisboa.
Em 1940 encarregou-se do Serviço Quirúrgico do Hospital de Tuberculosos de Villarreal. Passou posteriormente a Barcelona onde exerceu sua atividade de modo privado até a aposentação
Regras e/ou Convenções:ISAAR (CPF)Data de Criação:2016-04-13