Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Loureiro, Nicole BalluTipo de Entidade:Pessoa SingularOutras Formas do Nome:Nicole BalluHistória:Nicole Ballu Loureiro nasceu em Epernay, França a 4 de Fevereiro de 1926 e faleceu nas Caldas da Rainha a 7 de dezembro de 2010. Estudou Artes Decorativas na Escola Superior do Louvre, tendo-se especializado em Cerâmica (sobretudo em porcelana) e Mobiliário.
Nicole Ballu Loureiro foi conservadora no Museu do Louvre, escreveu vários artigos para revistas francesas da especialidade e participou em catálogos de exposições no estrangeiro.
Na década de 50 veio para Portugal a convite da Fundação Gulbenkian para efetuar pesquisas na área da cerâmica. Casou com o escultor Eduardo Loureiro.
Mais tarde radicou-se nas Caldas da Rainha e foi nomeada Conservadora do Museu de José Malhoa, sendo responsável pela coleção de cerâmica. Naquele museu, foi a principal mentora da exposição de cerâmica caldense - Expo Caldas 77, realizada em 1977, mostra que fez ressurgir o antigo desejo de um Museu de Cerâmica nas Caldas.
Integrou a “Comissão Organizadora do Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha” criada em 1979, de que foi a primeira diretora. Foi também fundadora da Alliance Française nas Caldas. Nicole Ballu Loureiro foi agraciada com uma medalha pela Câmara Municipal
Funções, Ocupações e Actividades:Diretora do Museu de Cerâmica nas CaldasRegras e/ou Convenções:ISAAR (CPF)Data de Criação:2016-04-08