Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Aurora, Conde deTipo de Entidade:Pessoa SingularOutras Formas do Nome:Coutinho, José António Maria Francisco Xavier de Sá PereiraHistória:José António Maria Francisco Xavier de Sá Pereira Coutinho (Ponte de Lima, 29 de Abril de 1896- Ponte de Lima, 3 de Maio de 1969), assinava as suas obras como Conde d'Aurora por o ser como filho único do 2.º conde de Aurora, foi um escritor português e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra.
Nasceu a 29 de Abril de 1896, em Ponte de Lima, na Casa de Nossa Senhora de Aurora, e faleceu no Porto a 3 de Maio de 1969.
Exerceu, no Porto, as funções de juiz do Tribunal de Trabalho.
Era convictamente católico, monárquico e tradicionalista. Em 1919, por se opor ao regime republicano exilou-se por motivos políticos que se prenderam com a revolução que foi conhecida como Monarquia do Norte, tendo vivido em Espanha, no Brasil e na Argentina.
Fundou em 1921 o jornal Pregão Real e dirigiu a Liga Agrária do Norte.
Por intermédio da ação de António Ferro, juntamente com João Ameal e outros mais, durante a governação do Estado Novo, em 1935, foi convidado a fazer parte do conselho diretivo da Liga de Ação Universal Corporativa.
A sua obra, está repartida em vários géneros, e é uma devotada defesa do tradicionalismo cultural, empreendida nos moldes formais do realismo literário. Roteirista e realista de indiscutível mérito, escreveu uma monografia histórica da Ribeira-Lima e um curioso itinerário romântico do Porto
Regras e/ou Convenções:ISAAR (CPF)Data de Criação:2016-03-29