Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Coremans, Paul B.Tipo de Entidade:Pessoa SingularOutras Formas do Nome:Coremans, P.Coremans, Paul Bernard Joseph MarieHistória:Paul Bernard Joseph Marie Coremans nasceu a 29 de abril de 1908 e morreu a 11 de junho de 1965. Foi um cientista belga que se dedicou à gestão e preservação do Património Cultural e foi o primeiro diretor do Real Instituto para o Património Cultural, na Bélgica. Estudou latim e grego, de 1920 a 1926, depois estudou química na Universidade Livre de Bruxelas (ULB) e, em 1932 terminou o doutoramento em química. Foi assistente no laboratório de química da ULB e, em 1934 foi convidado por Jean Capart Conservador do Royal Museum of Art and History de Bruxelas a criar um laboratório e reorganizar a documentação fotográfica do Museu.
Coremans usa as técnicas laboratoriais para autenticar objetos e avaliar o seu estado, através de exames radiográficos, termográficos e ultravioletas. Os resultados que envia a Capart são publicados no Boletim dos Museus.
Em 1940 foi incumbido por Capart de orientar uma campanha fotográfica do património artístico belga para completar a coleção do serviço fotográfico do Museu. Com um grupo de voluntários fotografou monumentos e arte pública, apoiado por fotógrafos em toda a Bélgica. Depois da guerra trabalhou na recuperação do património artístico belga levado pelos Nazis.
Em 1948 foram criado os Archives Centrales iconographiques d’Art national et Laboratoire Central des Musées de Belgique (ACL) de que foi o primeiro diretor, com três departamentos - Documentação, Conservação e Restauro e Laboratórios. O primeiro projeto de restauro foi o “Cordeiro místico” de Hubert e Jan van Dick, em 1950.
Com o apoio de Coremans é criado o Centro Nacional de Investigação “Primitivos flamengos” em colaboração com Herman Bouchery e Jacques Lavalleye, que publicará uma série de obras de investigação.
Entre 1951 e 1954, participou ativamente na criação do Programa “Brussels Arta Seminar” curso universitário criado pela Fundação Belga-Americana para a Educação, onde propôs cursos de técnicas utilizadas em pintura
Funções, Ocupações e Actividades:Diretor dos Archives Centrales iconographiques d’Art national et Laboratoire Central des Musées de Belgique Regras e/ou Convenções:ISAAR (CPF)Data de Criação:2015-04-30