Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:António Madeira, AntiguidadesTipo de Entidade:Pessoa ColectivaHistória:Filho de José Madeira e de Etelvina Madeira nasceu em Vale das Taipas, Póvoa de Midões a 16 de Fevereiro de 1913cedo foi viver para Viseu e aos dez anos foi iniciado, como marçano, na mercearia e padaria do pai na esquina da rua Direita com a rua do Carmo. Quinze anos depois estabelece-se por conta própria no negócio do pai e casa com a fidalga Maria da Conceição Portal Pais de Almeida (sobrinha neta do capitalista Justino Francisco Portal).
Mantendo o negócio de padaria e de mercearia funda a empresa de comércio por grosso de secos (feijão, nozes e avelãs) Celeiro da Beira.
Desde o casamento, e dadas as suas ligações à violoncelista Guilhermina Suggia, de quem era amigo, começou a ter gosto pelas antiguidades e tornou-se, então, colecionador e mais tarde antiquário com loja que ainda se mantém aberta no nº 63 da R. Capitão Silva Pereira.
Destaca-se como o primeiro antiquário português a valorizar o mobiliário rústico da Beira Alta do século XVII. Participa, a convite de António Costa, na primeira edição da feira de Antiguidades da FIL em 1962, onde era o único antiquário não-lisboeta.
António Madeira começou a fazer réplicas de móveis do século XVII, pois muitos clientes procuravam peças que aliem o gosto antigo com a funcionalidade
Regras e/ou Convenções:ISAAR (CPF)Data de Criação:2015-04-27