Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Langui, EmileTipo de Entidade:Pessoa SingularHistória:Nasceu em 1903-10-31 em Bruxelas (Bélgica), tendo passado a infância num pequeno circo. De 1919 a 1923 frequentou a faculdade de formação de professores, depois foi professor na Universidade de Gante (Bélgica). Voltou a estudar e licenciou-se em História da Arte e Arqueologia, ficando a lecionar História da Arte no Instituto Charles de Kerckhove, em Gante, cidade onde foi, também, conservador do Museu de Belas Artes. Participou ativamente nos movimentos de resistência durante a Segunda Guerra Mundial, tendo trabalhado arduamente com Leo Van Puyvelde na recuperação de obras de arte roubadas. Foi Secretário no Ministério das Obras Públicas, Adido do Ministério da Educação, trabalhou no Departamento de Belas Artes e Letras e colaborou na organização de muitas exposições destinadas a tornar a arte acessível a todos e a promover a arte belga noutros países.
Em 1956 foi promovido a Diretor-geral de Belas Artes e Letras do Departamento de Educação Pública, onde iniciou as exposições anuais das aquisições para o Museu de Belas Artes. De 1963 a 1968 foi Administrador-Geral dos Serviços Culturais holandeses, na Divisão de Artes Plásticas do Ministério da Educação Nacional e da Cultura. Recebeu inúmeros prémios e homenagens no seu país e fora dele. Em 1955 tornou-se membro da “Royal Flemish Academy of Sciences, Literature, and Fine Arts”. Foi nomeado comandante e, posteriormente, Grande Oficial da Ordem da Coroa da Bélgica, bem como Oficial da Ordem das Artes e Letras. Em 1972, foi nomeado Grande Oficial da Ordem do rei Leopoldo. Faleceu em 1980 em Anderlecht (Bélgica)
Funções, Ocupações e Actividades:Historiador da ArteProfessorConservador do Museu de Belas Artes de GanteDirector-Geral de Belas Artes e Letras do Departamento de Educação Públicadministrador-Geral dos Serviços Culturais holandesesRegras e/ou Convenções:ISAAR (CPF)ODA, ponto 14.B22. (3ª versão, 2011)Data de Criação:2015-04-23