Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Aldemira, Luís VarelaTipo de Entidade:Pessoa SingularOutras Formas do Nome:Aldemira, VarelaHistória:Luiz Varela Aldemira, pintor português que nasceu em Orense, Espanha em 1895 e morreu em 1975 Natural da Galiza, desenvolveu a sua carreira artística em Portugal, começando por estudar na Escola de Belas-Artes de Lisboa, onde foi aluno de Columbano. Já naturalizado português, viajou, como bolseiro do Instituto de Alta Cultura, por Espanha, França e Itália (1933). Seguindo o movimento naturalista, apropriou-se também de alguns valores do modernismo, na procura de uma síntese que nunca encontrou plena resolução.
A sua obra afirmou-se através de retratos, paisagens e desenhos, conquistando alguns prémios internacionais: Exposição Internacional do Rio de Janeiro (1922), Exposição Ibero-Americana de Sevilha (1930). Foi premiado pela Sociedade Nacional de Belas Artes, da qual foi nomeado presidente em 1932. Ocupou o cargo de vice-secretário da Academia Nacional de Belas-Artes.
Trabalhou como desenhista da Faculdade de Medicina de Lisboa e dedicou-se à docência, lecionando a cadeira de Pintura na EBAL. Distinguiu-se também na crítica e História de Arte, publicando vários estudos: A arte e a psicanálise (1935)http://pt.wikipedia.org/wiki/Varela_Aldemira , Columbano (1941), Silva Porto (1952), Henrique Pousão (1959) e A pintura na teoria e na prática (1961)
Funções, Ocupações e Actividades:PintorProfessor da Escola de Belas Artes de LisboaRegras e/ou Convenções:ISAAR (CPF)Data de Criação:2015-04-16