Submit
Pesquisa avançada
Histórico
Lista
Plano de classificação
Voltar aos resultados
Forma Autorizada do Nome:
Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta
Tipo de Entidade:
Pessoa Colectiva
Outras Formas do Nome:
Companhia da Beira Alta
História:
A Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta, mais conhecida como Companhia da Beira Alta, foi uma empresa portuguesa que construiu e explorou a Linha da Beira Alta. Foi constituída em 1878 pela Société Financière de Paris e integrada na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1947. O seu primeiro troço ficou operacional, de forma provisória, em 1 de julho de 1882, tendo a linha sido inaugurada na sua totalidade (Vilar Formoso-Figueira da Foz) no dia 3 de agosto do mesmo ano. Em 11 de Janeiro de 1911 teve início uma greve na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, que se estenderia no dia seguinte aos Caminhos de Ferro do Estado, à Companhia Nacional de Caminhos de Ferro e à da Beira Alta. Por outro lado, as previsões iniciais para o tráfego internacional e nacional da Linha da Beira Alta revelaram-se demasiado optimistas, uma vez que o movimento dos comboios sempre se revelou diminuto. As dificuldades exacerbaram-se com o início da Primeira Guerra Mundial, pelo que a companhia teve de exercer uma cuidadosa gestão económica para garantir a exploração da linha. Ainda assim, o processo do melhoramento do serviço foi muito limitado devido aos escassos recursos da Companhia e à falta de apoio do Estado, que não permitiam empreendimentos de maior vulto, como as obras no Porto da Figueira da Foz. A situação da companhia agravou-se em 1917, com grandes dificuldades no fornecimento do carvão devido ao bloqueio germânico, tendo sido forçada a suprimir alguns dos comboios. No final da década de 1920, Duarte Pacheco, que ambicionava nacionalizar as principais operadoras ferroviárias em Portugal, promoveu a aquisição, pelo Fundo de Desemprego, de grandes lotes de acções e obrigações que se encontravam na posse de financeiros e Cespeculadores e que tinham influência no conselho de administração da Companhia da Beira Alta e noutras empresas ferroviárias. Já em 1935 os Caminhos-de-ferro em Portugal estavam em pleno declínio devido à crise económica que se fazia sentir e ao desenvolvimento do transporte rodoviário; no caso da Companhia da Beira Alta, a principal queda no tráfego registar-se-ia nos comboios internacionais. Em 1946 foi assinada a escritura para a transferência da concessão da Linha da Beira Alta para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses; a exploração iniciou-se no dia 1 de Janeiro do ano seguinte
Regras e/ou Convenções:
ODA, ponto 13.A2. (3ª versão, 2011)
Data de Criação:
2013-08-12
Notas de Manutenção:
Revisto e enriquecido por Paula Almeida em 2020-12-18
Registos adjacentes
- Câmara Municipal da Figueira da Foz
- Câmara Municipal de Ovar
- Câmara Municipal de Benavente
- Câmara Municipal do Seixal
Adicionar à lista
Imprimir
Documentos associados
Partilhar
×
×
Histórico de pesquisas
Não foi realizada nenhuma pesquisa.
×
Pedido de digitalização
×
Pedido de reprodução
Requerente
Nome:
Email:
Telefone:
Morada:
Identificação do pedido (preencha pelo menos um dos campos)
Cód. ref. documento:
Obra:
Processo de obra:
Morada da obra:
Assunto:
Enviar
Limpar
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Ao visitar o nosso site está a aceitar a nossa política de cookies.
Mais informações
✖
×
Entrar
Utilizador:
Introduza o seu nome de utilizador.
Palavra-passe:
Introduza a sua palavra-passe.
O nome de utilizador e/ou a palavra-passe não estão corretos.
Entrar
Reenviar e-mail
×
Aviso