Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Sociedade Propaganda de Portugal Tipo de Entidade:Pessoa ColectivaOutras Formas do Nome:Touring Club de PortugalHistória:Inspirada no Tourig Clib de França, a Sociedade de Propaganda de Portugal, também designada como Touring Club de Portugal, foi fundada em 28 de Fevereiro de 1908. Tinha como objetivo, pela sua acção, a intervenção junto dos poderes públicos e administrações locais, a colaboração com estes e com todas as forças vivas da nação e pelas relações internacionais que pudesse estabelecer, promover o desenvolvimento intelectual, moral e material do país e esforçar-se por que ele «seja visitado e amado por nacionais e estrangeiros».Tinha também como fim a publicação de «itinerários, guias e cartas roteiras de Portugal». O seu Boletim mensal, a partir de 1907, era distribuído gratuitamente aos sócios e incluía as realizações da Sociedade, propostas de viagens no país e divulgação do património nacional. A Arte e a Natureza em Portugal, em 1902, patente no Álbum de fotografias com descrições; clichés, monumentos, obras de arte, costumes, paisagens, era um inventário, feito pela fotografia de Emílio Biel, que acompanhou o texto. Simultaneamente ao Boletim, a Sociedade Propaganda de Portugal publicou ao longo dos anos várias outras obras, como monografias, «dépliants» e outras brochuras de divulgação, algumas noutros idiomas.

Data de Criação:2013-07-02