Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Griffith II, Samuel Blair Tipo de Entidade:Pessoa SingularOutras Formas do Nome:Griffith 2nd., Samuel Blair História:Naturalidade: Lewiston (Pennsylvania, EUA. Nacionalidade: norte-americana. Falecimento: Newport (Rhode Island, EUA)
O Brigadeiro General Samuel Blair Griffith II foi um militar, professor, académico e escritor nascido em 1906-05-31 em Lewiston (Pensilvânia, EUA). Após formar-se na Academia Naval norte-americana em 1929, integrou o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Antes da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) participou na 2.ª Campanha da Nicarágua e serviu em Cuba, Inglaterra e China, onde foi oficial de línguas na Embaixada Americana em Pequim. Durante o segundo conflito mundial, e após um período de observação dos treinos efetuados pelos Comandos britânicos na Inglaterra e na Escócia, regressou à 1ª Divisão de Fuzileiros Navais e serviu como oficial executivo e posteriormente comandante em Guadalcanal, e como oficial executivo nas operações na Nova Geórgia. Em setembro de 1942 foi condecorado com a Cruz da Marinha por “extremo heroísmo e corajosa devoção ao dever” durante os combates perto do rio Matanikau, e mais tarde com a medalha Coração Púrpura. Pelas suas façanhas na Nova Geórgia receberia a “Distinguished Service Cross”. De 1946 a 1947 ocupou vários cargos militares em Qingdao (China), onde testemunhou a escalada da Guerra Civil Chinesa. Posteriormente, retomou os estudos na “U.S. Naval War College”, onde viria a lecionar ente 1947 e 1950. De 1951 a 1952 foi Chefe do Estado-Maior, ocupando ainda vários outros cargos militares de destaque. Em 1956 reformar-se-ia do Corpo de Fuzileiros Navais, altura em que ingressou na Universidade de Oxford onde obteria, em 1961, o doutoramento em História Militar Chinesa. Profundamente interessado na história e língua chinesas, traduziu “A Arte da Guerra” de Sun Tzu em 1963 e “Guerra de guerrilhas” de Mao Tse-Tung em 1978, escrevendo as obras “A Batalha de Guadalcanal”, “O Exército de Libertação do Povo Chinês” e a obra-prima “Em defesa da liberdade pública”. Publicou regularmente em jornais como o “New Yorker”, “Saturday Evening Post”, “EUA. Naval Institute Proceedings”, “Town and Country” e “Marine Corps Gazette”. Foi investigador de Estudos Chineses no “Council on Foreign Relations” (EUA) e membro do “Institute for Defense Studies” (Reino Unido). Viria ainda a lecionar em instituições como a Academia Militar dos EUA, o “Armed Forces Staff College”, a “Foreign Policy Association” e as “Marine Corps Schools”
Funções, Ocupações e Actividades:CapitãoRegras e/ou Convenções:ODA, ponto 14.B22. (3ª versão, 2011) Data de Criação:2012-12-28Notas de Manutenção:Rev. Paula Almeida