Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Huyghe, RenéTipo de Entidade:Pessoa SingularHistória:René Huyghe nasceu a 3 de Maio de 1906, em Arras. Estudou filosofia e estética na Sorbonne e na École du Louvre. Foi nomeado conservador do Departamento de Pntura do Louvre, em 1930, tendo-se tornado conservador chefe e professor da École du Louvre, em 1936. Foi fundador e editor das revistas L’Amour de l’Art e Quadrige. Foi uma das primeiras individualidades francesas a fazer filmes sobre arte, tais como Rubens (vencedor do prémio da Bienal de Veneza), e fundou a International Federation of Films on Art.
Durante a Segunda Guerra Mundial organizou a evacuação das pinturas do Louvre para a zona não ocupada responsabilizando-se pela sua proteção até à libertação da França. Em 1950 foi nomeado regente da cadeira de psicologia das artes plásticas no Collège de France. Em 1966 ganhou o Prémio Erasmus do The Hague. Em 1974 tornou-se diretor do Musée Jacquemart-André, onde conheceu o filósofo japonês Daisaku Ikeda. Foi, ainda presidente do International Committee of Experts da UNESCO e fez parte do Conseil Artistique des Musées de France.
Pelo seu trabalho foi agraciado com a Légion d'Honneur, a Grand Croix de l’Ordre National du Mérite e a comenda belga da Ordem de Leopoldo.
A sua longa bibliografia inclui estudos consagrados à História da Arte e a artistas como Cézanne, Millet, Théodore Rousseau, Watteau, Chardin, Van Gogh e Gauguin, Delacroix.
Morreu em Paris a 5 de Fevereiro de 1997.
Funções, Ocupações e Actividades:Escritor francês de história, psicologia e filosofia da arte Conservador do departamento de pintura do Louvre, desde 1930Professor da École du Louvre, desde 1936Professor de psicologia das artes plásticas no Collège de France, desde 1950 a 1976presidente do International Committee of Experts da UNESCO, de 1964 a 1974Regras e/ou Convenções:ISAARData de Criação:2012-05-31