Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Cidade, HernâniTipo de Entidade:Pessoa SingularOutras Formas do Nome:Cidade, Hernâni AntónioHistória:Hernâni António Cidade, professor, ensaísta, historiador e crítico literário, nasceu no Redondo a 7 de fevereiro de1887 e faleceu em Évora a 2 de janeiro de 1975. Fez os estudos preparatórios no Seminário de Évora. Fez o Curso Superior de Letras emLisboa, foi professor supranumerário do Liceu Passos Manuel, em Lisboa e professor efetivo no Liceu de Leiria a partir de 1914. Com a entrada de Portugal na 1.ª Guerra Mundial, em 1916, foi mobilizado para o Corpo Expedicionário Português e enviado como Comandante de Pelotão para a frente da batalha, na Flandres, onde revelou, em várias ocasiões, a sua bravura no resgate de soldados de ambas as forças em combate. Na Batalha de La Lys, a 9 de Abril de 1918, foi feito prisioneiro pelas forças alemãs, tendo permanecido cerca de nove meses sob o seu jugo, em condições degradantes. O contacto com outros intelectuais e culturas durante este período despertou em Hernâni Cidade o desejo de seguir uma carreira académica numa Faculdade de Letras. De regresso ao país no final da Guerra ingressou na Faculdade de Letras do Porto,como Professor Contratado do 2.º Grupo (Filologia Românica), em 1919.
Após a extinção da Faculdade de Letras do Porto em 1928 e até 1931 leccionou no Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto e, nesse mesmo ano, transitou para os quadros da Faculdade de Letras de Lisboa, após aprovação em concurso público com a dissertação "Obra poética de José Anastácio da Cunha".
Até à sua jubilação como Professor Catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, em 1957, dedicou-se a uma extensa produção cultural e científica nos domínios da Literatura e da Cultura Portuguesa, ministrando cursos e participando em conferências em diversas universidades brasileiras, espanholas, francesas e inglesas
Regras e/ou Convenções:ISAAR (CPF)Data de Criação:2011-10-25