Plano de classificação

Forma Autorizada do Nome:Kirk, Alexander ComstockTipo de Entidade:Pessoa SingularOutras Formas do Nome:Kirk, Alexander C.História:Naturalidade: Chicago, (Illinois, EUA). Nacionalidade: norte-americana.
Alexander Comstock Kirk foi um diplomata e advogado norte-americano. Seu avô fundou, em 1839, a James S. Kirk & Co., uma das maiores empresas de sabão dos EUA e com a qual faria fortuna, em muito devido às marcas "American Loundry" e "Juvenile". Aos nove anos, Alexander ingressou no Instituto de Arte de Chicago (EUA), mas rapidamente foi retirado da instituição e colocado a trabalhar, de forma anónima, numa das fábricas da família, até ser descoberto e regressado ao ensino, desta vez domiciliário. Após uma breve passagem pela Universidade de Chicago, viria a concluir de forma brilhante, em 1909, o curso de Física na Universidade de Yale (EUA). Durante dois anos frequentou o Instituto de Estudos Políticos de Paris (França), vindo a licenciar-se em Direito pela "Harvard Law School" em 1914, após o que seria admitido nos negócios da família. Em 1915 passou a integrar o " American Diplomatic Service", sendo colocado na Embaixada de Berlin (Alemanha) como secretário, sendo transferido, no ano seguinte para Constantinopla (atual Istambul, Turquia). Serviu como secretário do Secretário de Estado dos EUA durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e que acompanharia à Conferência de Paz de Paris, em 1919. Posteriormente, seria colocado, também como secretário, na Embaixada dos EUA em Pequim (China) e durante os anos 1920 foi gestor do Orçamento do Departamento de Estado norte-americano. Foi conselheiro na Embaixada dos EUA em Itália, em 1932, e em Moscovo (Rússia) em 1938, onde ocuparia, ainda, o cargo de Cônsul-geral efetivo. Um ano mais tarde, foi destacado como Encarregado de Negócios na Embaixada de Berlin (Alemanha), vindo a ocupar o cargo de Oficial Sénior quando o embaixador Hugh R. Wilson foi afastado por ter manifestado o seu desagrado com os acontecimentos da "Noite de Cristal". Após uma breve passagem pela Embaixada em Roma (Itália), foi nomeado Ministro para o Egito em 1941 e, posteriormente, Embaixador, cargo que ocuparia até 1944, tendo recebido Franklin Roosevelt, Winston Churchill e Chiang Kai-shek para a Conferência do Cairo, em novembro de 1943, e contribuído para o planeamento dos ataques ao sistema de comunicações do famoso general alemão Erwin Rommel. Kirk foi, ainda, credenciado para o governo grego no exílio até 1941 e para a Arábia Saudita até 1943. Um ano mais tarde foi nomeado representante dos EUA no Conselho Consultivo dos Aliados para a Itália, com o posto de embaixador, cargo que efetivamente ocuparia no final do ano. Terminaria a sua carreia em 1946. Faleceu em Tucson (EUA) em 1979.
Funções, Ocupações e Actividades:DiplomataAdvogadoRegras e/ou Convenções:ODA, ponto 14.B22. (3ª versão, 2011)Data de Criação:2011-05-26Notas de Manutenção:Revisto e enriquecido por Paula Almeida